Deparei-me de forma mais efetiva com o CSS quando resolvi aprender PHP e MySQL. Adquiri alguns livros sobre esses assuntos e danei-me a ler, ler, ler (teoria pura). Era necessário praticar e fixar os conceitos obtidos e, então, parti para o desenvolvimento de um aplicativo Web para a Unimed Brasília (isto tudo em casa e gratuitamente).

Por se tratar de um aplicativo, cheio de formulários (entradas) e dados tabulares (saídas), o uso de folha de estilo, neste momento, se restringiu à utilização de alguns seletores (tags HTML, classes, id´s) e propriedades (font, background-color, text-align, text-transform, padding, …) visando apenas dar uma aparência melhor àqueles elementos.

Já utilizava o conceito de CSS externo “misturado” com o CSS inline. Não havia uma clara separação entre a forma e o conteúdo. Além do mais, utilizava-me do DreamWeaver para construir os formulários dentro de tabelas formatando os lay-outs de entrada e saída do aplicativo (está assim até hoje, quem sabe crio coragem um dia para alterá-lo).

Como todo mundo é sabedor não se consegue construir nada na primeira “tacada”. Tem aquelas famosas idas e vindas. Trocar uma corzinha aqui, um posicionamento ali, e por aí vai. Foi, quando então senti na pele a dificuldade de efetuar estas pequenas alterações. Não pelo CSS mas pela forma como o aplicativo estava sendo construído. E saquei, este negócio de CSS vai me auxiliar bastante, evitando um trabalho imenso para se ajustar pequenos detalhes.

Passei, então, a pesquisar a literatura existente sobre o assunto no Submarino e sites de livrarias. Tristeza total, face a “pobreza” de bons livros sobre o assunto publicados no Brasil. No entanto consegui ter, via Web, acesso a um farto material. Primeiro, no imasters, onde descobri seu articulista Maurício Samy Silva e seu site Maujor que tem excelentes tutoriais sobre CSS. Para não me alongar, a minha andança por esta seara está indicada, em parte, nos links da página inicial. Dêem uma espiadela pode ser útil também para você.

Com o conhecimento adquirido, mantendo o formato em tabelas como já frisado, fiz uma revisão dos estilos (poucos) utilizados e coloquei-os em um folha externa. O ganho na produtividade foi tremenda mesmo com as limitações mencionadas. Trocar uma cor, mudar um estilo de um botão, de um campo do formulário, entre outras coisas, passou a ser uma tarefa simples. Além do que, possibilitou manter um padrão único para todo o aplicativo de forma bem tranquila. É uma maravilha, acreditem.

Não satisfeito, pois o aprendido na prática representava muito pouco para mim, voltei às pesquisas e estudos. Foi aí que me deparei com o CSS Zen Garden do Maujor. Para quem não sabe, trata-se de um ótimo exercício de CSS, onde a partir de um código fixo HTML (intocável) você constroi um novo layout somente utilizando a folha de estilo. Para um aprendiz é uma ótima maneira de apanhar, …, aprender, …, apanhar, e aprender.

Recomendo fortemente o seu uso, mesmo que você não seja Web Designer (como eu), pois permitem fixar conceitos, observar o comportamento das propriedades dentro de um dado seletor e das páginas nos diversos browser’s existentes no mercado (aqui é dureza tratar as diferenças – principalmente os famosos hacks), entre outras coisitas mais. Brinque a vontade com os posicionamentos dos blocos de conteúdo e todas as demais propriedades pois, com toda certeza você estará se aprimorando, independente de ser publicado ou não. É grátis e não machuca ninguém. Portanto use e abuse.

Outros sites do tipo inspirados no criador da idéia, o CSS Zen Garden de Dave Shea: Revolução do CSS de Henrique Costa Pereira e o Gigastyle de Mark Creeten. Visite-os e veja os temas publicados. Mesmo que você não os utilize para seus exercícios você encontra uma gama muito grande de estilos prontos para você analisá-los e estudá-los, e consequentemente aprender e/ou aprimorar seus conhecimentos de CSS.

Fico por aqui na esperança de que o texto escrito sirva para pelo menos um “cristão” tirar proveito. Em sendo assim dou-me por completamente satisfeito.
VICHE!