Hoje, por curiosidade, resolvi fazer uma varredura no blog para rever artigos publicados há mais de ano. E, para minha surpresa, me deparei com uma insólita situação: as imagens da grande maioria desses artigos não estavam sendo exibidas.

Numa situação assim, a primeira coisa que vem a mente é, e agora José f….? Como vou fazer para recuperar as tantas fórmulas e explicações matemáticas entre outras utilizadas em formato de imagem no blog?

Os artigos em questão foram digitados no bom e velho Writely, hoje conhecido como Google Docs, e assim, as imagens foram armazenadas por lá.

Pode ser que as explicações a seguir, utilizadas para solucionar o meu problema, não sirvam para auxiliar nenhum outro cristão, porque não tenho como precisar a data em que o mesmo ocorreu e todos já tenham efetuado as correções, até de uma forma mais simples. De qualquer modo vamos em frente.

Depois de muito “puxa e estica” que não vem ao caso aqui detalhar, verifiquei que as imagens com problema estavam com o seu src escrito na forma:

http://www.writely.com/File.aspx?id=bchpkxbf3rmrw

e que quando clicava com o botão direito do mouse no FF e pedia para exibí-las ocorria o erro HTTP 404 e os endereços eram apresentados no formato:

http://docs.google.com/File.aspx?id=ah94q9n662k5_bchpkxbf3rmrw

Como já havia verificado no Google Docs que uma nova imagem ao ser insirida tinha o mesmo padrão acima com exceção do .aspx, retirei este “pedaço” da url do browser, executei e “pimba” (“bingo” para alguns).

E mais, que a string ah94q9n662k5 antes do underline era sempre a mesma, um indicativo de que esta seja (ou não) a minha identificação no Google Docs. A segunda string, claro, é a identificação da imagem.

Daqui pra frente foi o trabalho braçal de substituir, no atributo src de cada imagem dos artigos, o “pedaço” em negrito:

http://www.writely.com/File.aspx?id=bchpkxbf3rmrw

por:

http://docs.google.com/File?id=ah94q9n662k5_bchpkxbf3rmrw

É isto. Se mesmo assim, você ainda detectar o problema em algum post por favor avisa aí, ok.