Utilizo alguns plugins no VICHE – relacionados no final do artigo – e tive que pesquisar para entender como funcionam e como são instalados no Blog.

Nesta matéria compartilho com vocês minha experiência e o que aprendi sobre os plugins para o WordPress (WP), a aplicação que publica o VICHE.

Plugins são, em uma definição bem simples, ferramentas que acrescentam funcionalidades a uma aplicação.

Como exemplo, observe que no final de cada artigo publicado no Blog existe um ícone de uma impressora. Trata-se de um plugin que acrescenta ao WP (e por tabela, ao VICHE), a funcionalidade que possibilita a impressão deste e dos demais artigos.

Em User:Matt/2.0 Plugin Compatibility você pode ver a lista completa dos plugins compatíveis com a versão 2.0 do WP. São Plugins testados e, portanto, o lugar ideal para você buscar aquele de que necessita.

Como regra geral, a instalação de plugins é um processo sem muitas complicações.

Consiste, na maioria dos casos, pelo menos das seguintes etapas básicas, salvo algumas exceções, que devem ser executadas para se ter a sua funcionalidade plena:

  • Download do plugin;
  • Descompactar na pasta wp-content/plugins;
  • Copiar e colar pequenos blocos de instruções em PHP no corpo de um dos programas do seu tema (localizados no menu Apresentação >> Editar Temas); e
  • Ativar o Plugin no menu Acessórios no Painel de Administração do WP.

Variações podem ocorrer, mas os autores dos plugins fornecem informações no site, em arquivos de instalação ou no próprio corpo do plugin, que definem claramente em qual programa do tema e onde deve ser colado (ou digitado) o bloco de instruções, bem como, se é o caso, etapas adicionais não listadas acima.

O Plugin em Funcionamento

Utilizaremos como exemplo o WP-OnlineCounter, de Jan Grewe, para explicar, em detalhes, as funcionalidades e os procedimentos de instalação de um plugin.

Você pode ver este plugin funcionando aqui no VICHE, na coluna de navegação, sob o título denominado Visitantes, onde são exibidas informações sobre:

  • O número de visitantes online no momento;
  • O número máximo de visitantes ao mesmo tempo (concorrentes) desde a instalação do plugin;
  • O número total de visitas ao Blog.

A Instalação

As etapas básicas são requeridas e não tem nenhum “bicho de sete cabeças” no processo de instalação. Observe nas instruções abaixo que, neste caso, não é especificado onde o código PHP deve ser colocado.

Isto porque é deixado para você a decisão de definir em quais páginas do Blog as informações acima descritas devem ser mostradas. Ou seja, em quais páginas o plugin deve cumprir plenamente as funcionalidades (Online Counter) para as quais foi idealizado.

No VICHE, o código PHP foi colado no final do arquivo sidebar.php (antes da tag de fechamento da div) de modo a ser exibido e a contar os acessos feitos a qualquer página do Blog.

Acrescento que a contagem é feita por visita e não pelo número de páginas acessadas durante essa visita. O controle é feito pelo plugin com base no endereço IP do visitante.

== Installation ==
// Open wp-content/plugins folder
Put:
=============================================
wp-onlinecounter.php
=============================================
add this to your template where you want the counter to show up:
=============================================

<?php if(function_exists(wp_onlinecounter)) { wp_onlinecounter(); } ?>
=============================================
if you want to include the counter on a page but DON'T
want to show the output put 'hide' into the function's
brackets.

A observação no final das instruções fornece a maneira de não se exibir as informações na página, mas mantendo as contagens de visitantes. Para isto, basta substituir wp_onlinecounter() por wp_onlinecounter(“hide”).

Apesar de não estar especificado nas instruções de instalação, esse plugin cria automaticamente, no ato de sua ativação, uma tabela no banco de dados do WP e um menu no Painel de Administração >> Acessórios para sua configuração e exibição dos dois últimos contadores mencionados, bem simples e que você pode ver na figura abaixo a título de ilustração:

Tela de Configuração do WP-OnlineCounter

A Identificação do Plugin

O programa principal do plugin em questão (wp-onlinecounter.php) “baixado” na pasta wp-content/plugins tem, em seu início como os demais, informações padronizadas que permitem ao WordPress identificá-lo como tal e listá-lo no menu Acessórios no Painel de Administração. Se você é curioso dê uma “espiadinha” nos seus.

<?php
/*
Plugin Name: WP-OnlineCounter
Version: 0.8
Plugin URI: http://faked.org
Description: Online and Total visitors counter
Author: Jan Grewe
Author URI: http://faked.org
*/
...
?> 

Como Solucionar Problemas

E, se por alguma razão, o plugin não funcionar da forma esperada? A primeira medida e desativá-lo no mesmo menu em que você fez a ativação, e tudo volta ao que era antes. Os procedimentos ativar e desativar plugins são bastante seguros. Na eventualidade de falha renomeie o programa principal do plugin na pasta wp-content/plugin.

Mesmo assim, em alguns casos – até acho que deveriam ser em todos -, instalo, primeiro, o plugin em uma área que mantenho no meu computador para os testes e possíveis ajustes. Não custa lembrar que o Blog encontra-se no “ar”.

Se é importante ter o plugin funcionando em seu Blog, tente resolver possíveis problemas sómente se tiver conhecimento para tal, e caso contrário, recorra a um Fórum de Discussão ou a um amigo que tenha a expertise necessária para auxiliá-lo. Recomendo o Fórum Portal WordPress, em Português, como uma das alternativas.

Você pode também obter ajuda lendo os comentários no Blog do autor do plugin (normalmente em inglês), pois existe uma boa probabilidade de um dos leitores ter passado pelo mesmo problema e a solução estar por lá também. Mesmo que não esteja, deixe um comentário e coloque o problema.

Os Principais Plugins Instalados no VICHE

Plugin 1:
Autometa
Autor:
Rich Boakes
Versão:
0.6
Funcionalidade:
Gerar e incluir, automaticamente, Meta Tags e Technorati Tags baseado no texto de um post
Plugin 2:
Google Analytics
Autor:
Rich Boakes
Versão:
0.50
Funcionalidade:
Adicionar o Google Analytics em seu Blog, sem que você precise editar ou colar qualquer instrução PHP. Para sua funcionalidade é necessário possuir uma UA (Analytics User Account)
Plugin 3:
Get Recent Comments
Autor:
Krischan Jodies
Versão:
1.2
Funcionalidade:
Exibir os comentários e/ou os trackbacks mais recentes na barra lateral (sidebar) do Blog. No caso do VICHE apenas a exibição dos comentários foi ativada
Plugin 4:
WP-Polls
Autor:
GaMerZ
Versão:
2.06
Funcionalidade:
Adicionar Pesquisas (Enquetes) ao WP
Plugin 5:
WP-Print
Autor:
GaMerZ
Versão:
2.03
Funcionalidade:
Exibir uma versão para impressão dos posts publicados no Blog
Plugin 6:
WP-OnlineCounter
Autor:
Jan Grewe
Versão:
0.8
Funcionalidade:
Contar os visitantes online, total de visitantes e máximo de visitantes concorrentes
Plugin 7:
Theme Switcher
Autor:
Ryan Boren
Versão:
0.5
Funcionalidade:
Permitir que os leitores do VICHE selecionem o tema de sua preferência
Plugin 8:
WP-PostViews
Autor:
GaMerZ
Versão:
1.00
Funcionalidade:
Exibir a quantidade de vezes que um post foi visto
Plugin 9:
WP-Stats
Autor:
GaMerZ
Versão:
2.03
Funcionalidade:
Exibir estatísticas do Blog
Plugin 10:
Terong Related Links
Autor:
Erwin Kodiat
Versão:
1.2
Funcionalidade:
Administrar e exibir o relacionamento entre Artigos. A relação dos artigos é mostrada sómente em páginas únicas (Single Page)
Plugin 11:
Trackback Validator
Autor:
Dan Sandler and Andres Thomas-Stivalet
Versão:
0.7.1
Funcionalidade:
Eliminar spam trackback com grande precisão. Para maiores detalhes visite o website do autor
Plugin 12:
WP-dTree
Autor:
Christopher Hwang
Versão:
2.2
Funcionalidade:
Permitir a navegação em árvore com a exibição dos artigos por categoria, mês ou ano e das páginas publicadas. Esta versão tem suporte aos efeitos gerados pelo Scriptaculous (não utilizados aqui no Blog)
Plugin 13:
Bad Behavior
Autor:
Michael Hampton
Versão:
2.0.6
Funcionalidade:
Bloqueia automaticamente o acesso de spamboots a um Site Web baseado em PHP. Instalado recentemente no Viche e até o momento executando de forma excelente as suas funcionalidades. Antes, recebia em torno de 6 a 8 comentários (spams) diários. Agora, nenhum! Recomendo.
Plugin 14:
WP-EMail
Autor:
GaMerZ
Versão:
2.0.7
Funcionalidade:
Habilita o envio de páginas e artigos publicados em seu Blog para um(a) amigo(a), via Email.