Tomei conhecimento do tema BloxPress 2.0 desenvolvido em AJAX por Kjell Bublitz e fiz sua instalação no VICHE. Trata-se de um excelente trabalho e em constante aperfeiçoamento pelo autor, como se pode depreender do fórum construído especificamente para discutir o tema. Para vê-lo em funcionamento selecione-o na barra lateral de navegação na aba Temas.

BloxPress é um tema totalmente modular e altamente extensível. O nome escolhido para o tema é decorrência da maneira como ele trabalha. No lugar de ter barra de navegação (sidebar) estática é utilizado o conceito de blocos – pequenas partes de conteúdo – que podem ser arrastados (drag-and-drop), fechados, minimizados e adicionados, de modo a permitir que você defina como deseja visualizar o Blog.

Utiliza as mais recentes tecnologias em desenvolvimento Web – Bibliotecas JavaScript Prototype, Behaviour e Script.aculo.us – visando fornecer o máximo de compatibilidade.

A configuração default do tema pode ser vista na página demo disponibilizada por seu autor. Compare com a exibida no VICHE e observe que foram introduzidas várias modificações com a criação de novos blocos, posicionamento diferenciado dos blocos fornecidos e uma parte estática na barra lateral direita.

É necessário ainda fazer alguns ajustes mas já dá para você se divertir. Melhor visualizado em 1024 x 768 ou superior em função de imagens que utilizo no blog com comprimento superior à 400 pixels.

Observação: Por enquanto o menu add blocks funciona corretamente apenas no Firefox, entre os testados por mim.