Depois de muito tempo e a paciente espera do Amós Vilarinho Rangel, um representante da classe dos tecelões, disponibilizo a versão 1.0 do Gerador de Padrões – Técnica Repasso.

Sob o aspecto técnico, consiste de programas em PHP, de rotinas em Javascript/AJAX e de um pouco de CSS e XHTML. Contém um formulário para digitação dos campos necessários (os fundamentais são a sequência de pedalagem e as cores da trama e do urdume) para gerar os padrões de tecidos e uma breve explanação de como utilizá-lo.

Além do que, no combobox Exemplos do gerador é relacionado alguns códigos repasso (reais) extraídos da pesquisa com o objetivo de demonstrar a sua funcionalidade. Basta selecionar qualquer um deles e os campos são exibidos após uma consulta a uma tabela MySQL, via AJAX, e clicar no botão “Gerar” na parte inferior do formulário. Neste caso recomendo, apenas, alterações nas cores, se assim o desejar.

Atenção! A versão 1.0 não armazena as informações digitadas no banco de dados do Viche. No entanto, na página com o resultado, elas são exibidas. Sugiro, portanto, anotá-las ou utilizar os famosos Ctrl+C (copiar) antes da execução e o Ctrl+V (colar) no caso de necessidade de um novo experimento.

As paletas de cores são bem simples e não há validação dos campos preenchidos, nesta versão. Deixo para fazê-la após sua avaliação.

Acrescentada uma terceira cor cinza fixa (#666666) em alguns pontos da trama de modo a proporcionar uma melhor visualização do padrão.

E, finalmente, só me resta aguardar as críticas – ou elogios :-) – e as sugestões de melhorias do gerador, que peço sejam registradas nos comentários deste post.

[UPDATE: 17/09/2006]

A modificação básica efetuada no gerador, da versão 1.0 para a 1.01, consistiu em substituir a exibição do padrão no formato de tabela para o formato em folhas de estilos. A nova versão pode ser acionada no link exibido a seguir, onde você observará que houve um ganho significativo na performance se comparada com a versão anterior.

Gerador de Padrões – Técnica Repasso: Versão 1.01

A versão 1.01 foi testada no FF, IE, Netscape e Opera, sendo que neste último o padrão é renderizado com um tamanho maior do que nos demais.

[UPDATE]

powered by performancing firefox