Registro e submeto às críticas e sugestões meu primeiro experimento com a ferramenta AJAX. Atualmente, sou aluno do módulo AJAX I do curso online da Visie Treinamentos Web.

O experimento tem como objetivo demonstrar algumas funcionalidades dessa ferramenta sem a preocupação de um tratamento rigoroso de alguns procedimentos normalmente exigidos em uma aplicação comercial.

Trata das velhas e conhecidas operações de manutenção de uma tabela de dados – incluir, alterar, excluir e consultar -, bem simples, onde utilizo a técnica de passagem de parâmetros através da URL (“?’ e “&”) para um programa PHP que se encarrega de operacionalizar, do lado do servidor, essas tarefas. É claro que poderia ser adotado outros mecanismos para a passagem de parâmetros.

As respostas do programa PHP são retornadas no formato JSON. Por esta razão os caracteres “[“, “]”, ‘ e “,” são eliminados dos campos antes da gravação na tabela.

Pela simplicidade da rotina desenvolvida não vale a pena me alongar em explicitar detalhes. Veja funcionando e dê o seu feedback. Fico na esperança de que tenha alguma utilidade.