Saiu na Edição de Veja, 26 de julho de 2006, no artigo Falência da Educação Brasileira, de Gustavo Ioschpe, os seguintes fatos, entre outros, que são tristes e desoladores para nosso querido Brasil:

O último levantamento do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), do Instituto Paulo Montenegro, mostrou que apenas 26% da população brasileira de 15 a 64 anos é plenamente alfabetizada. Na outra grande área do conhecimento, a Matemática, a situação é igualmente desoladora: só 23%, segundo o mesmo Inaf, conseguem resolver um problema matemático que envolva mais de uma operação, e apenas esse mesmo grupo tem capacidade para entender gráficos e tabelas.

Em sua última edição, o teste Pisa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), testou jovens de 15 anos de quarenta países. O Brasil ficou em posição de destaque, ainda que não pelos motivos desejados: amargamos o último lugar em Matemática, o penúltimo em Ciências e o 37o. em leitura.

Realmente lamentável.

Artigos Relacionados:

  1. Notícias Expressas #9 – Enfim WP 2.2.3 no Viche
  2. Notícias Expressas #8 – Moderação de Comentários
  3. Notícias Expressas #6 – Zen Garden do Maujor Reativado
  4. Notícias Expressas #5 – CSS ao Vivo e a Cores
  5. Notícias Expressas #4 – buttonator.com
  6. Notícias Expressas #3 – Novo Tema
  7. Notícias Expressas #1

Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.