Muito sobre Matemática e nem tanto sobre CSS, PHP, AJAX, Javascript, Wordpress e outros assuntos

7
mai

Utilizo alguns plugins no VICHE – relacionados no final do artigo – e tive que pesquisar para entender como funcionam e como são instalados no Blog.

Nesta matéria compartilho com vocês minha experiência e o que aprendi sobre os plugins para o WordPress (WP), a aplicação que publica o VICHE.

Plugins são, em uma definição bem simples, ferramentas que acrescentam funcionalidades a uma aplicação.

Como exemplo, observe que no final de cada artigo publicado no Blog existe um ícone de uma impressora. Trata-se de um plugin que acrescenta ao WP (e por tabela, ao VICHE), a funcionalidade que possibilita a impressão deste e dos demais artigos.

Em User:Matt/2.0 Plugin Compatibility você pode ver a lista completa dos plugins compatíveis com a versão 2.0 do WP. São Plugins testados e, portanto, o lugar ideal para você buscar aquele de que necessita.

Como regra geral, a instalação de plugins é um processo sem muitas complicações.

Consiste, na maioria dos casos, pelo menos das seguintes etapas básicas, salvo algumas exceções, que devem ser executadas para se ter a sua funcionalidade plena:

  • Download do plugin;
  • Descompactar na pasta wp-content/plugins;
  • Copiar e colar pequenos blocos de instruções em PHP no corpo de um dos programas do seu tema (localizados no menu Apresentação >> Editar Temas); e
  • Ativar o Plugin no menu Acessórios no Painel de Administração do WP.

Variações podem ocorrer, mas os autores dos plugins fornecem informações no site, em arquivos de instalação ou no próprio corpo do plugin, que definem claramente em qual programa do tema e onde deve ser colado (ou digitado) o bloco de instruções, bem como, se é o caso, etapas adicionais não listadas acima.

O Plugin em Funcionamento

Utilizaremos como exemplo o WP-OnlineCounter, de Jan Grewe, para explicar, em detalhes, as funcionalidades e os procedimentos de instalação de um plugin.

Você pode ver este plugin funcionando aqui no VICHE, na coluna de navegação, sob o título denominado Visitantes, onde são exibidas informações sobre:

  • O número de visitantes online no momento;
  • O número máximo de visitantes ao mesmo tempo (concorrentes) desde a instalação do plugin;
  • O número total de visitas ao Blog.

A Instalação

As etapas básicas são requeridas e não tem nenhum “bicho de sete cabeças” no processo de instalação. Observe nas instruções abaixo que, neste caso, não é especificado onde o código PHP deve ser colocado.

Isto porque é deixado para você a decisão de definir em quais páginas do Blog as informações acima descritas devem ser mostradas. Ou seja, em quais páginas o plugin deve cumprir plenamente as funcionalidades (Online Counter) para as quais foi idealizado.

No VICHE, o código PHP foi colado no final do arquivo sidebar.php (antes da tag de fechamento da div) de modo a ser exibido e a contar os acessos feitos a qualquer página do Blog.

Acrescento que a contagem é feita por visita e não pelo número de páginas acessadas durante essa visita. O controle é feito pelo plugin com base no endereço IP do visitante.

== Installation ==
// Open wp-content/plugins folder
Put:
=============================================
wp-onlinecounter.php
=============================================
add this to your template where you want the counter to show up:
=============================================

<?php if(function_exists(wp_onlinecounter)) { wp_onlinecounter(); } ?>
=============================================
if you want to include the counter on a page but DON'T
want to show the output put 'hide' into the function's
brackets.

A observação no final das instruções fornece a maneira de não se exibir as informações na página, mas mantendo as contagens de visitantes. Para isto, basta substituir wp_onlinecounter() por wp_onlinecounter(“hide”).

Apesar de não estar especificado nas instruções de instalação, esse plugin cria automaticamente, no ato de sua ativação, uma tabela no banco de dados do WP e um menu no Painel de Administração >> Acessórios para sua configuração e exibição dos dois últimos contadores mencionados, bem simples e que você pode ver na figura abaixo a título de ilustração:

Tela de Configuração do WP-OnlineCounter

A Identificação do Plugin

O programa principal do plugin em questão (wp-onlinecounter.php) “baixado” na pasta wp-content/plugins tem, em seu início como os demais, informações padronizadas que permitem ao WordPress identificá-lo como tal e listá-lo no menu Acessórios no Painel de Administração. Se você é curioso dê uma “espiadinha” nos seus.

<?php
/*
Plugin Name: WP-OnlineCounter
Version: 0.8
Plugin URI: http://faked.org
Description: Online and Total visitors counter
Author: Jan Grewe
Author URI: http://faked.org
*/
...
?> 

Como Solucionar Problemas

E, se por alguma razão, o plugin não funcionar da forma esperada? A primeira medida e desativá-lo no mesmo menu em que você fez a ativação, e tudo volta ao que era antes. Os procedimentos ativar e desativar plugins são bastante seguros. Na eventualidade de falha renomeie o programa principal do plugin na pasta wp-content/plugin.

Mesmo assim, em alguns casos – até acho que deveriam ser em todos -, instalo, primeiro, o plugin em uma área que mantenho no meu computador para os testes e possíveis ajustes. Não custa lembrar que o Blog encontra-se no “ar”.

Se é importante ter o plugin funcionando em seu Blog, tente resolver possíveis problemas sómente se tiver conhecimento para tal, e caso contrário, recorra a um Fórum de Discussão ou a um amigo que tenha a expertise necessária para auxiliá-lo. Recomendo o Fórum Portal Wordpress, em Português, como uma das alternativas.

Você pode também obter ajuda lendo os comentários no Blog do autor do plugin (normalmente em inglês), pois existe uma boa probabilidade de um dos leitores ter passado pelo mesmo problema e a solução estar por lá também. Mesmo que não esteja, deixe um comentário e coloque o problema.

Os Principais Plugins Instalados no VICHE

Plugin 1:
Autometa
Autor:
Rich Boakes
Versão:
0.6
Funcionalidade:
Gerar e incluir, automaticamente, Meta Tags e Technorati Tags baseado no texto de um post
Plugin 2:
Google Analytics
Autor:
Rich Boakes
Versão:
0.50
Funcionalidade:
Adicionar o Google Analytics em seu Blog, sem que você precise editar ou colar qualquer instrução PHP. Para sua funcionalidade é necessário possuir uma UA (Analytics User Account)
Plugin 3:
Get Recent Comments
Autor:
Krischan Jodies
Versão:
1.2
Funcionalidade:
Exibir os comentários e/ou os trackbacks mais recentes na barra lateral (sidebar) do Blog. No caso do VICHE apenas a exibição dos comentários foi ativada
Plugin 4:
WP-Polls
Autor:
GaMerZ
Versão:
2.06
Funcionalidade:
Adicionar Pesquisas (Enquetes) ao WP
Plugin 5:
WP-Print
Autor:
GaMerZ
Versão:
2.03
Funcionalidade:
Exibir uma versão para impressão dos posts publicados no Blog
Plugin 6:
WP-OnlineCounter
Autor:
Jan Grewe
Versão:
0.8
Funcionalidade:
Contar os visitantes online, total de visitantes e máximo de visitantes concorrentes
Plugin 7:
Theme Switcher
Autor:
Ryan Boren
Versão:
0.5
Funcionalidade:
Permitir que os leitores do VICHE selecionem o tema de sua preferência
Plugin 8:
WP-PostViews
Autor:
GaMerZ
Versão:
1.00
Funcionalidade:
Exibir a quantidade de vezes que um post foi visto
Plugin 9:
WP-Stats
Autor:
GaMerZ
Versão:
2.03
Funcionalidade:
Exibir estatísticas do Blog
Plugin 10:
Terong Related Links
Autor:
Erwin Kodiat
Versão:
1.2
Funcionalidade:
Administrar e exibir o relacionamento entre Artigos. A relação dos artigos é mostrada sómente em páginas únicas (Single Page)
Plugin 11:
Trackback Validator
Autor:
Dan Sandler and Andres Thomas-Stivalet
Versão:
0.7.1
Funcionalidade:
Eliminar spam trackback com grande precisão. Para maiores detalhes visite o website do autor
Plugin 12:
WP-dTree
Autor:
Christopher Hwang
Versão:
2.2
Funcionalidade:
Permitir a navegação em árvore com a exibição dos artigos por categoria, mês ou ano e das páginas publicadas. Esta versão tem suporte aos efeitos gerados pelo Scriptaculous (não utilizados aqui no Blog)
Plugin 13:
Bad Behavior
Autor:
Michael Hampton
Versão:
2.0.6
Funcionalidade:
Bloqueia automaticamente o acesso de spamboots a um Site Web baseado em PHP. Instalado recentemente no Viche e até o momento executando de forma excelente as suas funcionalidades. Antes, recebia em torno de 6 a 8 comentários (spams) diários. Agora, nenhum! Recomendo.
Plugin 14:
WP-EMail
Autor:
GaMerZ
Versão:
2.0.7
Funcionalidade:
Habilita o envio de páginas e artigos publicados em seu Blog para um(a) amigo(a), via Email.

Posts Relacionados

  1. Informe: Nova Versão do Plugin sidebarTabs
  2. Plugin bvGallery
  3. Plugin sidebarTabs para WP
  4. Edição de Código no Wordpress
  5. Tema para o WordPress em AJAX
  6. Como Incluir Páginas no WordPress

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.

Imprima este artigo    |   Envie este artigo para um(a) amigo(a)    |   21.833 views

Categoria : Técnico / WordPress




Trackbacks & Pingbacks


13 Respostas para “Plugins para o WordPress”


maria outubro 23, 2007

Oi! confesso, sou amadora, estou tentando colocar pra frente este projeto, mas ta dificil demais.
Esta aparecendo nos artigos que digito, umas letras estranhas, alguem pode me ajudar?
pode ser algum plugin do wordpress que esta faltando ou sobrando?
Obrigado.

katya julho 2, 2007

oi !! epor falar em plugins eu uvi dizer que existe um plugin que faz com que o conteúdo de um Wordpress va para um outro Wordpres ( um blog para o outro) vc conhece ? eu estou sem blog meu blog esta fora do ar deixa uma resposta para mim no meu email obrigada

Sandrus Marcellus março 26, 2007

Gostaria de saber se vc temum tutorial para eu poder instalar no meu blogue este esquema para notificar quando ha novos posts no meu blogue e o esquema de imprir o post, enviar para alguem este post e o numero de vezes q o post foi visto, pois eu me matei detentar aqui e nada q fazer funfar rsrsrs…

Abraço e obrigado por enquanto!

cindy março 7, 2007

Olá!!
Parabéns pelo post, muito últil!
Gostaria de saber qual se é um pluguin que faz aparecer os comentário direto na página (= o do vixe)?! Se for qual é esse pluguin!?
Obrigada!!!

Leonardo Faria Coelho junho 25, 2006

No meu site também listei alguns plugins para wordpress, veja: http://leonardofaria.net/2006/06/04/top-plugins-para-wordpress/

farley junho 15, 2006

Gostei muito da forma como apresenta o assunto. Vai pra minha lista de blogs sim. Abraço!

Newton de Góes Horta maio 14, 2006

Corsaria,

Corrigido. Não utilizo plugin para back-up. O do VICHE é feito pelo provedor onde ele está hospedado e, como medida de segurança adicional, faço pelo menos um a cada semana utilizando o phpMyAdmin.

Este último é carregado no banco de testes que mantenho em meu micro.

De qualquer forma adoto ainda os mecanismos de proteção de Diretórios (folders) fornecidos pelo próprio provedor.

corsaria maio 14, 2006

Vaya, perdón por la url tan larga. Mmm si eso puedes editarla. :-)

corsaria maio 14, 2006

Mmm, es un offtopic pero bastante importante para los usuarios de WP.
Seguridad en blogs o como consegui entrar en paneles de administracion

Cuidado con los backups. :-)

Newton de Góes Horta maio 10, 2006

Martha: Agradecido.

Corsaria: Obrigado pelo alerta. Inclusive o plugin consta da lista indicada no início do artigo.

corsaria maio 10, 2006

Mmm hay que tener cuidado con algunos plugins de WP. Por ej. este.
http://mangasverdes.es/2006/05/05/localizado-aislado-y-destruido/

Saludos. :-)

Martha Elizabeth de Souza Aguia maio 10, 2006

Meu comentario não é sobre um artigo do Viche, mas sobre o próprio Viche.
Maravilhoso!!!Parabéns!!!Obrigada!!!