Em continuidade ao post CSS – Uma Experiência, onde registrei o caminho de minha perigrinação no aprendizado desta técnica, vou apresentar um pequeno histórico dos resultados obtidos por mim. Mais para incentivar os iniciantes e um pouco para chamar a atenção para o projeto Revolução do CSS. Antes que alguém me chame de espilicute, faço a ressalva de que não existe nenhum interesse em me auto promover (sou bem grandinho, tenho 1,87m e uns tantos anos de estrada).

Como já disse no post anterior, onde menciono outros sítios com a mesma finalidade, friso veementemente que se trata de um excelente exercício, pois além do CSS, você se vê às voltas com outras questões: como distribuir as cores para que se obtenha um visual harmonioso, como fazer para criar uma sombra nas margens laterais dos lay-outs, como colocar um degradê de fundo, qual fonte utilizar, e etc, etc, etc. Para um Webdesigner provavelmente tratam-se, em princípio, de questões bastante simples. O que não foi meu caso e não será o de muitos outros que estão iniciando. Mas, você que é webdesigner, deve exercitar seus conhecimentos de CSS em público e colaborar com o Revolução do CSS. Eu fiz isto com a “cara e a coragem” e obtive retornos (o Maurício do Maujor , o Henrique do Revolução , o Diego do Tableless , que o digam) que me ajudaram e incentivaram a continuar.

As questões acima mencionadas me forçaram a pesquisar. Li artigos sobre cores, tutoriais sobre Fireworks e PhotoShop, pesquisei sobre softwares que fornecem esquemas de cores a partir de uma básica (análogas, monocromáticas, complementares, triadic, tetradic), mais sobre CSS, XHTML e por aí a fora. Pelo que já foi dito, percebe-se o porquê da riqueza do uso dos CSS Zen Garden como prática de aprendizagem. É claro que tudo depende de cada um. Os Webdesigners que já possuem o conhecimento das técnicas para a construção de páginas bem elaboradas (no sentido visual, principalmente), eis aqui uma boa oportunidade para aprenderem CSS (para os que não sabem) e exercerem sua criatividade.

Eu, apesar das dificuldades e do tempo gasto (pouco, em função de minhas atividades profissionais) acho que progredi, tanto em conhecimentos como na melhoria da qualidade dos temas desenvolvidos. Claro, não chega a ter nenhuma obra de arte produzida mas dá para perceber o fato (os bons neste negócio façam um esforço e utilizem de uma boa dose de boa vontade) na relação dos temas abaixo indicados, mais ou menos na ordem cronológica de elaboração:

BONITO DE SE VER #0 (Plágio, vocês sabem de onde?)

I. Publicados

  1. Iniciante : Publicado pelo Maurício como forma de incentivo e agradecimento aos seus autores (e só por isto, acredito). No entanto, foi extremamente importante para mim o incentivo;
  2. Soft : Idem;
  3. Cerrado : Reformulado. A versão original era horrível. Esta até que deu uma melhoradinha;
  4. Cacau : Camaleón Css;
  5. Christ : CSS Zen Garden (não se assustem, foi publicado no espaço do coadjuvante, na categoria two column );
  6. Card Index : CSS Zen Garden (idem, na categoria disconnected );
  7. G : CSS Zen Garden (ibidem, na categoria disconnected) ;
  8. Mulher : Maujor;
  9. Card Games : Gigastyle;
  10. Sunrise : Gigastyle;
  11. Farol : Revolução do CSS.

II. Não Publicados

  1. Pôr-do-sol : No padrão do Revolução do CSS;
  2. Relva : Idem;
  3. Eye : CSS Zen Garden, semelhante ao tema mulher (veja acima);
  4. Card Games : CSS Zen Garden, semelhante ao tema de mesmo nome publicado no Gigastyle;
  5. E outros que são “parecidos” e que foram utilizados para a prática do CSS.

Recentemente, em Janeiro de 2006, o Maujor desativou o seu CSS Zen Garden. Uma pena! Muito provavelmente por falta de participação dos iniciantes (dava esta oportunidade) e dos experts. Se meu esforço servir de exemplo, não deixem o mesmo acontecer com o Revolução do CSS cujo projeto se destina primordialmente para os Webdesigners brasileiros, mas não necessariamente só para estes técnicos. Vamos lá, mãos a obra!
Arretei-me. VICHE!