A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em que procurava abstrair a natureza por meio de processos de determinação de quantidades.
E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos. E é sobre eles que passamos a dissertar.
Conjunto dos Números Naturais
Como decorrência da necessidade de contar objetos surgiram os números naturais que é simbolizado pela letra N e é formado pelos números 0, 1, 2, 3, …, ou seja:
N = {0; 1; 2; 3; …}
Um subconjunto de N muito usado é o conjunto dos números naturais menos o zero, ou seja N – {0} = conjuntos dos números naturais positivos, que é representado por N*.
Observações:
- Em N são definidas apenas as operações de adição e multiplicação;
- Isto é fato pois se a e b são dois números naturais então a + b e a.b são também números naturais. Esta propriedade é conhecida como fechamento da operação;
- Valem as propriedades associativa, comutativa e elemento neutro (0 para a adição e 1 para a multiplicação) para as duas operações e a distributiva para a multiplicação em N. Veja o artigo Produtos Notáveis para maiores detalhes sobre essas propriedades, no caso da multiplicação, onde o conjunto universo considerado é o dos números reais, que abordaremos mais abaixo, e que são válidas para N;
- Em N a subtração não é considerada uma operação, pois se a diferente de zero pertence a N o simétrico -a não existe em N.
Como consequência, surge um novo conjunto para atender essa necessidade.
Conjunto dos Números Inteiros
Chama-se o conjunto dos números inteiros, representado pela letra Z, o seguinte conjunto:
Z = {…, -3; -2; -1; 0; 1; 2; 3; …}
No conjunto Z distinguimos alguns subconjuntos notáveis que possuem notação própria para representá-los:
- Conjunto dos inteiros não negativos: Z+ = {0; 1; 2; 3; …};
- Conjunto dos inteiros não positivos: Z– = {…; -3; -2; -1; 0};
- Conjunto dos inteiros não nulos: Z* = {…, -3; -2; -1; 1; 2; 3; …};
- Conjunto dos inteiros positivos Z+* = {1; 2; 3; …};
- Conjunto dos inteiros negativos Z–* = {…; -3; -2; -1}.
Note que Z+ = N e, por essa razão, N é um subconjunto de Z.
Observações:
- No conjunto Z, além das operações e suas propriedades mencionadas para N, vale a propriedade simétrico ou oposto para a adição. Isto é: para todo a em Z, existe -a em Z, de tal forma que a + (-a) = 0;
- Devido a este fato podemos definir a operação de subtração em Z: a – b = a + (-b) para todo a e b pertencente a Z;
- Note que a noção de inverso não existe em Z. Em outras palavras, dado q pertencente a Z, diferente de 1 e de -1, 1/q não existe em Z;
- Por esta razão não podemos definir divisão no conjunto dos números inteiros;
- Outro conceito importante que podemos extrair do conjunto Z é o de divisor. Isto é, o inteiro a é divisor do inteiro b – simbolizado por b | a – se existe um inteiro c tal que b = ca;
- Os números inteiros podem ser representados por pontos de uma reta orientada ou eixo, onde temos um ponto de origem, o zero, e à sua esquerda associam-se ordenadamente os inteiros negativos e à sua direita os inteiros positivos, separados por intervalos de mesmo comprimento;
- Cada ponto da reta orientada é denominado de abcissa;
- Em Z podemos introduzir o conceito de módulo ou valor absoluto: |x| = x se x >= 0 e |x| = -x se x < 0, para todo x pertencente a Z. Como decorrência da definição temos que |x| >= 0 para qualquer número inteiro.
Conjunto dos Números Racionais
O conjunto dos números racionais, simbolizado pela letra Q, é o conjunto dos números que podem ser escritos na forma de uma fração p/q, com p e q inteiros quaisquer e q diferente de zero:
Como todo número inteiro pode ser escrito na forma p/1, então Z é um subconjunto de Q. Valem também para o conjuntos dos números racionais as notações Q* (conjunto dos números racionais não nulos), Q+ (conjunto dos números racionais não negativos) e Q– (conjunto dos números racionais não positivos).
Observações:
- São válidas todas as propriedades vistas para o conjunto dos números inteiros;
- Além disso é válida a propriedade simétrico ou inverso para a multiplicação. Isto é, para todo a/b pertencente a Q, a/b diferente de zero, existe b/a em Q tal que (a/b)(b/a) = 1;
- Decorre da propriedade acima que é possível definir a operação de divisão em Q* da seguinte forma (a/b):(c/d) = (a/b).(d/c), para quaisquer a, b, c e d pertencente a Q;
- Todo número racional p/q pode ser escrito como um número decimal exato (ex: 1/2 = 0,5) ou como uma dízima periódica (1/3 = 0,333…).
Números Irracionais
Como o próprio nome sugere um número irracional é todo número não racional, isto é, todo número que não pode ser escrito na forma de uma fração p/q, onde p e q são inteiros e q diferente de zero.
São exemplos de números irracionais a raiz quadrada de 2 e a raiz cúbica de 3, ou seja, nenhum deles pertence a Q.
A título de ilustração vamos demonstrar, pela teoria do absurdo, que a raiz quadrada de 2 não pertence a Q.
Suponhamos que raiz quadrada de 2 é racional e admitamos que possa ser escrita como uma fração irredutível a/b, b diferente de zero:
Da expressão acima concluímos que a ao quadrado é par e que, portanto, a é par. Logo a = 2m, com m inteiro. Substituindo o valor de a na expressão anterior vem que:
Da mesma forma obtemos que b também é par, o que é um absurdo pois a/b é irredutível, ou seja, a e b são primos entre si, e portanto têm como divisor comum apenas o número 1, isto é, mdc(a,b) = 1.
Caso deseje obter maiores informações sobre as operações com números irracionais consulte os artigos publicados no blog na categoria Matemática.
Conjunto dos Números Reais
O conjunto dos números reais, simbolizado pela letra R, é o formado por todos os números racionais e por todos os números irracionais:
R = {x | x é racional ou x é irracional}
Desse modo todos os conjuntos numéricos (N, Z e Q), bem como o conjunto dos números irracionais são subconjuntos de R.
Da mesma forma destacamos três outros subconjuntos de R: R* = conjunto dos reais não nulos, R+ = conjunto dos reais não negativos e R– = conjunto dos reais não positivos.
Conjunto dos Números Complexos
O conjunto dos números complexos, simbolizado pela letra C, foi criado para dar sentido às raízes de índice par de números negativos, com a definição da unidade imaginária i igual a raiz quadrada de -1, e são constituídos de elementos na forma a + bi, onde a e b são reais. Desse fato temos que R está contido em C.
Referências:
- Fundamentos de Matemática Elementar, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce & Carlos Murakami, São Paulo, Atual Editora Ltda, edição 1977;
- Matemática para o Ensino Médio: Volume Único, Manoel Jairo Bezerra, São Paulo, Editora Scipione, 2001.
Pipocaaaaa...sakura
mar 05, 2008 @ 21:39:14
oieeee galeraaaaa
brigada msm pelo teu blog, site, seja láh oque for….
táh mi ajudandu, amanhã teim prova iiii prisciso mutcho dissu
weeee³
arega.tanks ((obrigada eim japortu.ingrês))
=3
naum liga as palavritas erradas, sabi como é neah, essi troço di “yakut”((orkut))…só insina palavras errand…¬¬’
XD~~
kissus* pla todos((kiss))
…
Cesar
fev 23, 2008 @ 19:20:26
nr naturais = {0,1,2,3,4…}
nr inteiros = {…-2,-1,0,1,2…}
nr racionais={3,2;0,66…4,4;9/2;…}
O zero pertence aos nrs naturais….( com certeza)
Cesar
fev 23, 2008 @ 19:14:21
Amigo, sua pagina é ótima. Pena às vezes, como um comentário do (21) que se diz professor e não gostou do seu site. ( o rapaz se diz professor, mas nem sabe escrever, ou seja, sabe escrever com muitos erros ortográficos ( professor ???)
tiago jonas
fev 23, 2008 @ 16:55:23
gostaria de receber a demonstração de que a raiz cubica de 3(√3 ) não pertence aos Q(RACIONAIS)..ficaria muito grato em receber..muito aobrigado!!!!!!
Jessica Caroline
fev 20, 2008 @ 23:50:40
Isso me ajudou muito gostei muito isso foi bem rezumido
e me ajudou na materia.
lucas
fev 18, 2008 @ 19:39:02
tem que explicar, mais a parte de numeros reais
Gustavo
fev 14, 2008 @ 17:48:28
é um bom site
carlos
jan 31, 2008 @ 15:53:03
adorei vei mais tem q por mais contas
Adriana
jan 09, 2008 @ 21:07:32
gostei, mais poderia ter mais exemplos ,como exercícios feitos e exemplificar os 5 tipos de operaçoes. porém fica muito complicado
damaris maciel
dez 30, 2007 @ 13:20:20
eu notei uma pequena falha ,falta mais exemplos com numeros naturais .Mais a não ser por isso ,gostei muito e aprendi um pouco mais com esse estudo.
gisele ri beiro
dez 18, 2007 @ 22:34:16
gostei do blog ,mas , gostaria q junto dos exemplos tivesse exercicios.por favor façam exercicios ,eles nos ajudam a fixar mais rápido .obrigada .boa noite!!!!!!!1
margarete alves da silva
dez 15, 2007 @ 01:42:18
preciso ensinar à minha filha à fazer expressâo, numèricasrepresentacâo de simbolo,numeros naturais,inteiros,racionais,símetrico de cada numero,e nâo sei fazer esses calculos para segunda -feira me ajudem pelo amor de deus.
brena freitas
dez 13, 2007 @ 17:41:28
esse site é otimo ta me ajudando muito
principalmente agora pra prova do CEFET
parabens pra vc….site de catiguria….
heloiza
dez 10, 2007 @ 16:55:32
oq é conjunto finito me ajudem eu to penanado pra acha isso e ñ estou achando nada q me esplique d uma maneira geral
andressa
dez 05, 2007 @ 19:33:36
eu achei tudo isso uma chatisse melhora esse site
Geyse da Silva
nov 23, 2007 @ 14:38:57
Gostei do site, mais quero receber via e-mail, o mais rápido possível Dez questões dos conjuntos numéricos espero ansiosa
obrigada
beijos***
GISELE
out 27, 2007 @ 13:11:27
achei muito legal tudo
Helena Dias
set 23, 2007 @ 22:17:14
Bando de retardados
é claro que o 0 tá incluido no conjunto dos numeros naturais(N)
dããrr
vcs tão errados
Burros
Edson
ago 13, 2007 @ 20:55:11
resolvam esta: Um estudante em férias observou que durante d dias:
* choveu 7 vezes, de manhã ou de tarde;
*houve 5 manhãs sem chuvas;
*houve 6 tardes sem chuvas;
Calcule d?
crislane
ago 01, 2007 @ 16:23:25
gostei muito desse site e muito interessante..
Licia Maria Santos Rosa
jul 11, 2007 @ 20:54:16
Não entendí o questionamento de Maria em relação ao conjunto N segundo ela o zero pertence ao conjunto Z e não pertence ao conjunto N. Será que ela sabe o que está dizendo? É preocupante. Será que Maria é professora de Matemática e desconhece o assunto? Se for realmente sem chance nem para ela nem ninguém.
julio cezar sampaio do nascimento
jun 24, 2007 @ 17:03:02
quero parabenizar a voces pelo site e gostaria de receber exercicios resolvidos de conjuntos numericos.desde ja obrigado.
*srta* lorrana
jun 24, 2007 @ 16:14:55
gostei muito do site é informativo, para pesquisas e etc
Paula Raquel
jun 11, 2007 @ 07:30:44
Achei o site legal, mas poderia ter exercícios resolvidos para exemplificar os tipos de conjuntos numéricos.
marcos
jun 05, 2007 @ 14:32:34
é claro que o N tem 0, assim como Z
januária
jun 04, 2007 @ 17:12:49
gostei do site também e gostaria de receber as definições dos 5 conjuntos, mais detalhadamente:
jose holanda
maio 31, 2007 @ 11:57:12
achei super legal o site, e gostaria que se possível me fosse enviado tudo sobre o conjunto dos numeros inteiros operações e propriedades
obrigado,
josé
jackeline
maio 17, 2007 @ 21:36:39
ola gostaria q vcs mandase por mail 5 exemplosde cada tipo de numeros racionais inteiro,decimalexato e dizima periódica. e fazer o mesmo p o numero irracional obrigado estor precisando com um certa urgencia boa noite.
Isabel
maio 16, 2007 @ 15:22:12
gostaria de saber noticia que tenha numeros negativos por favor mande para mim
Jozivaldo Pereira
maio 15, 2007 @ 21:55:18
Eu simplesmente não gostei, mas não vi nenhum erro nele, não gostei foi da simplisidade do blog, valeu, poderia melhorar as cores por mais alguns exmplos, o restante esá ok, um abraço Professor Jozivaldo de Física, Matemática e Informática…
Recife – PE
Ana Paula Cunha
maio 14, 2007 @ 16:04:52
oi!!gostaria de saber os numeros naturais interios:operaçoes,relaçoes de ordem,divisibilidade….agradeço pela atençao,pois os trabalhos de vcs sao maravilhosos.
JESSICA SALETE LOPES
abr 25, 2007 @ 18:08:33
gostaria de saber os conjuntos de q
Leonardo
abr 19, 2007 @ 15:34:25
12. JOILSON T. DOS SANTOS | Abril 6th, 2007 at 20:27:52
EU GOSTARIA DE SABER EM QUE É APRICADO
CONJUNTO DOS NUMEROS INRRACIONAIS
INRRACIONAL ?! Onde é aplicado ? … Apricra isso na sua burrice !
Nossa ..
Lícia
abr 16, 2007 @ 16:03:27
achei mt leve o blog! diferente das teorias matemáticas, por vezes pesadas para os leigos… ou iniciantes!
Priscila
abr 15, 2007 @ 14:18:23
preciso fazer um trabalho de matemática sobre a origem dos conjuntos numéricos. se alguem quiser me ajudar mandando alguns sites contendo o assunto fico grata!
msn:
pri_cila15@hotmail.com
Obrigada.
thiago
abr 11, 2007 @ 15:02:54
quem quizerr entrar em contado meu e-mail é;
ti_a_silva@hotmail.com
thiago
abr 11, 2007 @ 15:01:52
sou estudante de matemática e estou no meu primeiro a no de faculdade.Gostaria de conhecer pessoas que se interessem pela materia para podermos trocar conhecimentos.
Se alguém puder , por favor entre em contato atraves de meu e-mail!
muito obrigado!
alisson ximenes
abr 10, 2007 @ 19:36:40
antes de fazer um comentário em um site de matemática, vcs – bruna rodrigues, ronqui e joilson – deviam ir a um site de português. tudo bem. eu não sou nenhum expert em Português, mas pra escrever como vcs escrevem tem q ser um artista…….
no mais, mto bom esse site….gostei !!!!!
JOILSON T. DOS SANTOS
abr 06, 2007 @ 20:27:52
EU GOSTARIA DE SABER EM QUE É APRICADO
CONJUNTO DOS NUMEROS INRRACIONAIS
Alci
abr 05, 2007 @ 20:27:01
Olá, gostaria de parabenizar e agradecer o site pelas publicações. Também notei que para o conjunto dos irracionais não foi atribuído nenhum símbolo q o representa-se, pesquisei em outros sites e encontrei o “I” como símbolo dos irracionais, esta simbologia está correta? Grato.
ronqui
abr 03, 2007 @ 11:52:21
OSITE É BEM EXPLICATIVO,MAS CADÊ O SIMBOLO DOS IRRACIONAIS?
EX:N de naturais
Bruna rodrigues
mar 26, 2007 @ 16:34:59
é prescisei desse intério para meu trabalho e gostei ,não sei se era tudo que prescissava mas só digo que gostei
grata
bruna rodrigues!
obrigado pela atenção de todos que leram este comentário.
cat
mar 19, 2007 @ 11:29:17
hi esse site não té com nada
ana paula g oliveira
mar 13, 2007 @ 15:15:18
gostei muito da expressao de explicar o conteudo esta muito bem explicado ok continue assim.
Marilene
mar 11, 2007 @ 15:45:59
Se o conjunto dos naturais não contem o zero, qual a definição do IN*?
Teresinha
mar 09, 2007 @ 21:42:07
estou com dúvidas em relação aos intervalos entre os números reais. Seria possível me enviarem exercicios resolvidos , não consigo entender o que intervalo aberto ou fechado. Me ajudem!
Igleison
mar 07, 2007 @ 16:27:40
eu gostei deste site, mas gostaria de receber via e-mail, o mais rápido possível cinco exemplos dos conjuntos numéricos ( cinco de cada ) espero ser socorrido.
obrigado e fui!!!
Fernanda
fev 27, 2007 @ 09:58:32
Eu particularmente gostei deste site.
Mas,olhando os comentários,percebi q realmente existem erros quanto ao ensino dos conjuntos dos números naturais.
E sendo assim,serei mais uma pessoa pedindo para que consertem o erro!Ok?
Beijos =*
Fernanda,15 anos
Linatha
fev 16, 2007 @ 09:52:18
Quero que me envie por est e-mail, execícios de exemplo, resolvidos sobre Conjuntos Numéricos, Cálculo I, II,III, ficarei muito feliz por t me ajudado…
Até mais… E um abraço…
Maria
fev 12, 2007 @ 18:30:44
Eu pessoalmente gostei muito do site, mas, vocês deram um erro pois o conjuno dos números naturais não tem zero!! o conjunto dos números inteiros é que tem!!! recomendo que corrijam este erro pois se alguém precisar de fazer algum trabalho, ele vai ficar errado!!
Maria, 13 anos, 12-02-07