Muito sobre Matemática e nem tanto sobre CSS, PHP, AJAX, Javascript, Wordpress e outros assuntos

30
jan

É muito comum ouvir de alunos de primeiro e segundo grau, e também de alguns “barbados”, quando estão resolvendo equações os famosos “passando para o outro lado da igualdade um determinado termo da equação, este troca de sinal (x – 5 = 3 então x = 3 + 5)” e “quando se tem um produto de um dos lados da equação o termo constante vai para o outro lado dividindo-o (2x = 4 então x = 4/2)”.

Normalmente, questiono a razão dessas “mágicas” e muito raramente alguém sabe oferecer uma justificativa, o que demonstra uma clara deficiência do ensino da Matemática, onde a lógica é relegada a segundo plano. E, veja, trata-se de uma questão muito simples e de fácil explicação como se pode ver adiante. Fico a imaginar (não fiz nenhuma pesquisa científica sobre o tema) que coisas do tipo levam muitas pessoas a acharem que Matemática é difícil, chata, sem lógica entre outros adjetivos.

Matemática, segundo minha visão, é essencialmente mais lógica do que exata. E, portanto, tratá-la da forma indicada acima é um crime. Decorar tem sua importância, claro, mas o recomendado é fazê-lo após o pleno entendimento do assunto tratado (qualquer que seja ele).

Voltando ao que interessa. A mágica acima é consequência dos princípios da igualdade a seguir:

  1. Se a = b então a + c = b + c (ou seja, somando-se o mesmo valor c aos dois lados da igualdade esta não se altera);
  2. Se a = b então a – c = b - c (explicação semelhante);
  3. Se a = b então a/c = b/c, c diferente de zero (idem);
  4. Se a = b então a.c = b.c (idem).

Observação: Façam um esforço para ver três traços em vez de dois (=).

Assim, por exemplo, se x – 5 = 3 => x – 5 + 5 = 3 + 5 (pelo primeiro princípio, somei 5 aos dois lados da igualdade) => x + 0 = 3 + 5 (veja que o cinco está do outro lado da igualdade e com o sinal trocado) => x = 8.

Eis a mágica. Simples não!. Está entendido, então podem utilizar o(s) refrão(ões) (passando…). Para o outro exemplo mencionado no início é só fazer uso do princípio 3 (dividindo os dois lados da igualdade por 2) ou do princípio 4 (multiplicando os dois lados da igualdade por 1/2).

Posts Relacionados

  1. Curiosidade Matemática #8 – Tem Algo de Errado
  2. Semelhança Entre Triângulos
  3. Produtos Notáveis
  4. Exercícios Resolvidos #4 – Logaritmo
  5. Exercícios Resolvidos #2 – PA e PG

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.

Imprima este artigo    |   Envie este artigo para um(a) amigo(a)    |   10.949 views

Categoria : Matemática / Técnico




Trackbacks & Pingbacks


13 Respostas para “Passe de Mágica”


Ana Consuelo abril 23, 2008

gostaria de saber quem foi o inventor, criador da potência.

silas março 23, 2008

prof:newton eu tenho 22 anos trabanho de noite e estudo de manha e tem cinco anos que nao estudo to voltando agora e estou cursando o curso de macatronica e estou tendo muita dificuldade de aprende essa materia se o senhor podesse me da algumas dica de potenciaçao,radiaça,funçoes matrizes e determinantes ficaria muito grato ja que tentei de tudo mais isso nao entra na minha cabeça nao sei se e pelo cansaço ou se e eu que tenho a cabeça dura mesmo ficarei muito feliz se o senhor podese me ajudar abraços e obrigado. agardo respostas meu e-mail e silas-8887@hotmail.com

é muito legal esse site por isso eu sempre visito ele

johnatan abril 10, 2007

quero aprendder mágica

bruno novembro 18, 2006

eu queria aprender magicas quem quizer enssinar magicas me adiciona no msn suco2622@hotmail.com

Samay junho 23, 2006

NossaQ Achei mt interessante… parabéns!!!!

Samuel Gavassi pismel maio 2, 2006

Cara, meus parabéns, seu post foi extremamente simples, mas mostra exatamente o que está faltando na educação brasileira, sim, mostrar a origem do conhecimento, o desenvolvimento do pensamento e da lógica, tudo o que todos meus professores deixaram de me ensinar e que eu sempre senti uma tremenda falta ao longo da minha vida.
Meio absurdo o que eu estou dizendo? Simplesmente sincero eu digo.
Novamente meus parabéns, se todos soubessem como ensinar ( sim isso pra mim é saber ensinar, ou se preferir revolucionar o aprendizado. ) nós brasileiros não veríamos tanta ignorância nesse país como vemos hoje em dia.
Muito obrigado, e espero que você não pare nunca.

ARI BRITO maio 2, 2006

Legal, já sou formado a 20 anos e pretendo fazer UFBa. Nunca me atentei para a raiz e só decorei as regras.

Newton de Góes Horta fevereiro 16, 2006

Obrigado Lennon.

Lennon fevereiro 16, 2006

show de bola! sempre fui extramamente eficiente em matemática.. e nunca tinha me ligado em tentar achar um “porquê” nisso.

Leonardo fevereiro 1, 2006

Cara isso é realmente difícil, somente um professor extremamente exímio consegue explicar com tanta facilidade esta maravilha da matemática. Abraços.

Sidmar Brum fevereiro 1, 2006

Confesso que não conhecia essa mágica, e é claro que com a explicação do professor Newton ficou mais fácil.
Aproveito para parabenizar o Sr pelo blog, e deixo um grande abraço…